AS DUAS FILHAS DA SANGUESSUGA

18 Novembro 2009

sanguessugas1 cópia  “A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam, sim, quatro que não dizem: basta!” Provérbios 29:15.

Atrevamo-nos a descobrir quem são essas duas filhas da sanguessuga. Provérbios são palavras de sabedoria, e importa que saibamos que o Espírito de Deus não fala palavras inutilmente. As palavras que ressoam nesse penúltimo capítulo, são de terríveis advertências. Se prestarmos atenção veremos que o cap. 30 traz as lições em seis blocos. Cada bloco é encerrado com uma aplicação prática para o viver. O espaço aqui é pouco para explanar a tão preciosa e oportuna lição para nosso viver vista nesse final do livro de Provérbios.

Para que descubramos as duas filhas da sanguessuga, importa que saibamos em que bloco esse assunto está contido. Aparece no segundo bloco que tem início no verso 11. Este bloco é assustador, porquanto mostra a GERAÇÃO DOS ORGULHOSOS. É mostrada de quatro maneiras. A primeira: “Os filhos desobedientes” (verso 11). A segunda aparece como um efeito da primeira: “Os religiosamente enganados” (verso 12). A terceira aparece como efeito da segunda: “Os desafiadores de Deus” (verso 13). E a última revela o pior, justamente como efeito da terceira: “Os praticantes da perversidade” (verso 14).

Como advertência para a GERAÇÃO ORGULHOSA vista nesse bloco, é importante que vejamos o que aparece nos versos 15 a 17. O Espírito de Deus usa 4 ilustrações conhecidas no verso 16 para mostrar as duas filhas da Sanguessuga. As duas filhas da sanguessuga: Dá, Dá, sempre querem mais. A GERAÇÃO ORGULHOSA sempre está querendo mais. 1. É como a sepultura que quer mais e nada dá em troca; 2. É como a madre estéril que sempre quer mais e nada tem para dar de retorno. 3. É como a terra que bebe água constantemente e sempre quer mais. 4. É como o fogo que vai lambendo tudo pela frente causando destruição.

Onde aparecem as duas filhas da sanguessuga? Elas aparecem para mostrar à GERAÇÃO ORGULHOSA que o juízo de Deus virá eternamente, e com sofrimento eterno. A morte é a sanguessuga. Ela não escolhe idade, ela trabalha a todo vapor para satisfazer as duas filhas Dá, Dá. Quem são elas? A primeira, o inferno. A palavra “sepultura” do verso 16 na linguagem hebraica normalmente refere-se ao lugar para onde vão as almas de homens e mulheres que persistem em viver no pecado. Em Provérbios é dito que o inferno nunca diz “basta”. A segunda filha da sanguessuga aparece logo no final do verso 16, o fogo.

Meu amigo, você pertence a GERAÇÃO DOS ORGULHOSOS? Você segue o caminho da rebelião contra Deus e contra Sua Santa Palavra conforme mostra o bloco da GERAÇÃO DOS ORGULHOSOS? É bom que saiba que as duas filhas da sanguessuga estão aguardando o seu sangue. A morte porá um ponto final na fútil existência terrena para lançar o pecador impenitente às mandíbulas da terrível sepultura eterna e para as chamas do fogo que nunca se apagará.

Qual a solução para o pecador? O Salvador Bendito. Para o homem arrependido que for a Ele, Ele afirma que jamais o lançará fora (João 6:37).

Enviado por: Pr. Sena